Estudo divulga perfil de usuários de redes sociais

twitter linkedin facebook myspace Qual o Perfil do Usuário de Redes Sociais?

Um estudo realizado pela empresa Anderson Analytics analisou a demografia e psicografia de usuários de redes sociais no Facebook, MySpace, Twitter e LinkedIn com o objetivo de fornecer aos marketeiros informações sobre interesses de usuários e os hábitos de compra relacionados à sua rede de escolha. O resultado final é uma visão detalhada sobre os perfis e hábitos de usuários das redes sociais na web atualmente.

Algumas das conclusões do estudo refletem coisas que já sabíamos. Por exemplo, os usuários do Facebook tendem a ser mais velhos, caucasianos e ricos, já os usuários do MySpace são jovens. Outra informação é nova: usuários do Twitter são mais propensos a ter um emprego de meio expediente, usuários do LinkedIn gostam de se exercitar e possuem mais gadgets.

O estudo Anderson usou uma amostra de mais de 11.000 membros do painel GreenfieldOnline (comunidade de pesquisa online) durante um período de 11 meses para entender o alcance dos serviços das redes sociais entre a população online do EUA. Depois, a empresa entrevistou mais 5000 membros, sendo que 1250 participaram de uma pesquisa mais detalhada. A empresa então dividiu os participantes em duas categorias: aqueles que usam as redes sociais e aqueles que não usam. Para ser considerado um usuário de redes sociais, o participante tinha que ter acessado algum dos sites em questão nos últimos 30 dias.

Claro, nem todo mundo é dedicado a uma rede social apenas. O estudo descobriu que há sobreposições entre os sites, como mostra o gráfico abaixo.

SNS usage overlap Qual o Perfil do Usuário de Redes Sociais?   Parte 1

 

Usuários de Redes Sociais, em Geral

Dentre os 110 milhões de americanos (ou 60% da população online) que usam redes sociais, o usuário considerado comum as acessa bastante. Eles entram nos sites de redes sociais 5 dias da semana, 4 vezes por dia, gastando um total de uma hora por dia. 9% desse grupo permanece nas redes o dia todo e constantemente verifica o que tem de novo.

Interagindo com as Marcas

Quando se trata de marcas online, o estudo constatou que:

  • 52% dos usuários tinham adicionado como amigo ou marcado como fã de pelo menos uma marca,
  • 17% consideram positivo o fato de verem uma marca em uma rede social,
  • 19% consideram negativo o fato de verem uma marca em uma rede social,
  • 64% não responderam ou não se importam com as marcas nas redes sociais,
  • 20% gostariam de ver mais comunicação da parte das marcas online,
  • 35% não gostariam de ver mais comunicação,
  • 45% não responderam ou não se importavam.

Mitos das Redes Sociais Derrubados

Algumas informações interessantes se destacaram no estudo, incluindo a desmistificação de alguns conceitos a respeito das redes sociais. Os usuários não estão interessados em adicionar estranhos como amigos ou em criar “falsos” amigos para impulsionar o seu ego. 45% se conectam apenas com família e amigos e outros 18% só interagem com pessoas que conheceram pessoalmente. Em outras palavras, dois terços  se envolvem somente com pessoas que realmente conhecem. Apenas 10% dos pesquisados responderam que interagem com qualquer pessoa.

Também é interessante que apenas 15% afirmaram acessar no trabalho, desmascarando outro mito sobre o uso em excesso no ambiente de trabalho.

Quem não Utiliza Redes Sociais

O estudo revelou por que alguns usuários de internet não estão em nenhuma rede social. Surpreendentemente, não é porque eles odeiam tecnologia; eles gastam tanto tempo na web quanto os usuários de redes sociais. Em vez disso, eles não usam mídias sociais ou porque não têm tempo, ou porque não acham seguro ou até porque alguns pensam que é estúpido. No entanto, mesmo contando com aqueles que não passam tanto tempo na web, 22% afirmam que irão começar a utilizar alguma rede social em até 3 meses e 27% disseram que irão começar dentro de um ano.

 

imgFacebook Qual o Perfil do Usuário de Redes Sociais?   Parte 2  Como ouvimos antes, os usuários do Facebook são mais velhos e melhores de vida. São mais propensos a serem casados (40%), caucasianos (80%) e aposentados (6%) comparando com os usuários de outras redes sociais. Eles possuem a segunda maior média de renda (US$61.000 ao ano) e uma média de 121 conexões.

Em geral, não há uma área de interesse para este grupo de redes sociais. De 45 categorias, as de notícias nacionais, esportes, exercícios, viagens, casa e jardim ficaram ligeiramente superiores ao resto. Isto acontece provavelmente por esta rede ter a maioria dos usuários, além de conter um elevado número deles em cada área demográfica.

Os usuários do Facebook também são extremamente fiéis: 75% dizem que o Facebook é o site favorito e 59% dizem que aumentou o seu uso nos últimos 6 meses.

 

myspace logo feb09 Qual o Perfil do Usuário de Redes Sociais?   Parte 2  Os usuários do MySpace são jovens, mas a cada dia que passa o grupo diminui. Mesmo aqueles participantes que afirmaram utilizar o serviço, disseram que o têm usado cada vez menos nos últimos 6 meses.

Os usuários desta rede social estão mais interessados em se divertir, especialmente nas áreas de amizades, humor e vídeo games. Eles são os que menos se interessam por exercícios. Curiosamente, apesar da maioria dos usuários ser jovem, eles procuram informações de famílias mais do que os usuários de qualquer outra rede social.

O rendimento médio daqueles que usam o MySpace é o mais baixo (US$ 44.000). Eles são mais suscetíveis a serem negros (9%) ou hispânicos (7%), solteiros (60%) e estudantes (23%).

 

Twitter logo Qual o Perfil do Usuário de Redes Sociais?   Parte 2  Os usuários do Twitter são mais propensos a terem empregos de meio expediente (16%, sendo que a média é de 11%) e têm renda média de US$58.000. O usuário comum do Twitter possui 28 seguidores e segue 32 pessoas.

O grupo do Twitter está especialmente interessado em notícias, restaurantes, esportes, política, finanças pessoais e religião. Eles também estão por dentro da cultura pop, particularmente em música, cinema, TV e adoram um ranking. Seus interesses refletem seus hábitos de compras, já que são mais propensos a adquirir livros, filmes, sapatos e cosméticos.

Entretanto, este grupo não é tão leal à rede: 43% disseram que poderiam viver sem o Twitter.

 

linkedin mar 09 Qual o Perfil do Usuário de Redes Sociais?   Parte 2  Não é surpresa que uma rede de negócios é aquela que possui a maior média de renda (US$89.000). Também não é surpresa que os usuários do LinkedIn aderiram à rede para fins profissionais, especificamente para manter contato com empresários, busca de ofertas de emprego, desenvolvimento de negócios e recrutamento.

Eles tendem a gostar de notícias, informações profissionais, esportes e política. Eles também apreciam academias (possivelmente as mais caras), spas, yoga, golfe e tênis. Não é novidade que os usuários do LinkedIn são os que possuem mais gadgets. Em particular, eles são adeptos de câmeras digitais, TV de alta definição, DVRs e Blu-ray.

No entanto, para descontrair, eles possuem alguns interesses curiosos: apostas e novelas. 12% buscam informações de apostas na web e 10% buscam na web notícias de novelas.

A maior parte deste grupo é composta por homens, sendo a proporção entre os sexos masculino e feminino de 57% para 43%.

Conclusão

Os resultados deste estudo comprovaram em alguns casos o que já sabíamos. Mas é importante obter a confirmação de mais fontes, conferindo mais precisão aos dados, a fim de que profissionais que precisam deles sejam beneficiados. Além disso, por meio destas pesquisas conseguimos dados dos interesses dos usuários e alguns insights interessantes sobre diversos grupos. Como disse, esses dados são muito importantes para profissionais de marketing que procuram capitalizar melhor seus gastos em anúncios nas redes sociais.

Fontes: Mundo Sob Demanda 
                Read Write Web

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